clapton-coil-o-que-e.jpg

A clapton coil consiste em um fio de calibre pequeno (mais estreito) enrolado ao redor de outro fio de calibre grande (mais largo), em ângulo reto.

Esse tipo de coil é muito falada no mundo do vaping e não é por menos: a clapton coil pode melhorar a experiência do vaper, potencializando a vaporização e o sabor do juice.

No entanto, esse pequeno dispositivo que chamamos de clapton coil é um tanto complexo.

Seja para novatos querendo experimentar algo novo, ou vapers veteranos a fim de turbinar seu vape, conhecer a clapton coil é essencial.

Preparado para aprender tudo que há sobre essa bobina, suas características, vantagens e como fazer a clapton coil? Então siga a leitura!

Melhores Atomizadores: Quais e Como Escolher o Seu! [Guia Completo!]

O que são as resistências Clapton?

clapton-coil.jpg

A clapton coil é um tipo de resistência para vape, composta de dois fios: um mais estreito firmemente enrolado, em ângulo reto, sobre outro mais largo. É um mod para vapes.

Sua relação com a prática do vaping tem a ver com a eficiência que a clapton coil agrega ao dispositivo. No começo, as coils eram quase todas feitas com um único fio de metal, algo simples e estreito.

A clapton coil é uma inovação, pois proporciona maior superfície à bobina, que demora um pouco mais para aquecer.

O princípio aqui é simples: quanto maior a superfície, quantidade e calibre dos fios, mais juice vai ser aquecido, mas a uma velocidade um pouco menor.

Assim, a clapton coil consegue melhorar a experiência de vaporização, entregando melhores sabores e também a produção em nuvem.

O nome "clapton" é um termo utilizado para referir-se à bobinas com essa configuração (fio menor enrolado em fio maior), também chamada de "fancy coil" (ou "coils enfeitadas").

Hoje, você encontra diferentes tipos de clapton coils: alien coils, fused clapton coils, staple coils, tiger coils, entre muitas outras.

Todas essas apresentam graus diferentes (e sucessivamente melhores) da experiência do vaping, pela configuração dos fios.

Quais as vantagens desse tipo de resistência?

Naturalmente, existem várias vantagens relacionadas ao uso da clapton coil — trata-se de uma inovação em relação às coil convencionais.

É por isso que, ao entrar no mundo das fancy coils, normalmente os vapers começam pela clapton coil, utilizando-as em seus RTA ou RDA.

Entre os seus benefícios para a experiência de vaporização, podemos mencionar:

Resistentes

clapton-coil-resistencia.jpg

O princípio é simples de entender: quanto mais fio você utiliza, maior a resistência.

Talvez você se pergunte: "Ok, se gera maior resistência, por que utilizar a clapton coil?". Bom, vamos lá:

O fio mais grosso, de menor resistência, compõe o núcleo e carrega a maior parte da corrente. Ele mantém a resistência baixa.

Já o fio mais fino, que está enrolado na superfície externa, consome menos corrente, mas ainda assim esquenta rapidamente. Isso ocorre porque o fio estreito está em contato direto com o núcleo interno já quente.

Isso cria uma ação apropriada para o vaping, possibilitando que você crie nuvens de vapor maiores — e claro, que consome mais juice do que com coils convencionais.

Alta voltagem

Por conta de suas características, superfície e fios, a clapton coil vai exigir uma configuração de alta voltagem do seu cigarro eletrônico.

Esse é também um ponto de atenção, já que a clapton coil vai consumir muito mais da sua bateria do que as coils convencionais.

Quais os tipos de Clapton?

Como te falamos anteriormente, não existe apenas um tipo de clapton coil. Na verdade, são várias as bobinas que utilizam a mesma configuração, mas com algum toque especial. Separamos 2 tipos para você conhecer, veja só:

Resistência Fused Clapton

A Fused Clapton coil segue o mesmo padrão da Clapton normal, mas é feita com pelo menos dois fios mais grossos como núcleo. O objetivo é melhorar o acionamento do dispositivo, tornando a experiência de vaporização mais completa.

Resistência Staggered Fused Clapton

A Staggered Fused é uma versão melhorada da Fused Clapton. É feita com um fio de calibre ainda menor, enrolado em torno de dois ou mais fios de calibre maior.

Assim, aumenta-se a área de superfície e oferece-se uma textura melhor. Com isso, você tem uma redução no tempo de aceleração, mas uma melhor entrega de sabor.

Como fazer uma Clapton Coil?

como-fazer-clapton-coil.jpg

Hoje, você pode comprar as fancy coils em lojas especializadas ou com artesãos que fazem à mão. Ainda assim, sua produção é inteiramente manual, o que possibilita que qualquer um faça sua própria clapton coil.

Você vai precisar de dois pedaços de fio (recomendamos escolher do tipo kanthal), calibres 24 para o núcleo e 32 para enrolar (ou 26 para o núcleo e 34 para enrolar) e uma furadeira.

Separamos um passo a passo simplificado para você saber o que é necessário:

1# Corte um pedaço de cerca de 15 cm do fio de calibre maior e tente endireitá-lo o máximo que consegui-lo. Você pode fazer isso com a furadeira.

2# Pegue o fio de calibre menor (pode mantê-lo no carretel), nós recomendamos o kanthal. Então, enrole sua ponte junto com a ponta que está dentro da furadeira.

A configuração que você quer ter é a seguinte: o fio de calibre grosso reto, saindo da frente da furadeira (como seria uma broca, por exemplo). E o fio de calibre menor deve sair lateralmente, em um ângulo de 45 graus em relação ao fio mais largo.

3# O próximo passo é ligar a furadeira e, suavemente, puxar o fio de calibre menor, que automaticamente será enrolado no de maior calibre, graças ao movimento da furadeira. Você apenas tem que mantê-lo estável e garantir que não haja cruzamentos entre as voltas.

A superfície da clapton coil deve ser uniforme e o fio enrolado precisa estar firmemente "agarrado" ao núcleo.

Resistência Alien Clapton: conheça as diferenças

alien-coil.jpg

O Alien Clapton coil é uma resistência Clapton, mas sem núcleo. Possui uma textura bem específica, que consegue-se através de um processo bem único:

Você faz uma clapton coil normal e, de maneira suave, retira todo núcleo interno. Após isso, ele é enrolado sobre um núcleo novo, de multifilamentos, com calibre igual ao do núcleo retirado.

Staple Coil

Essa bobina se assemelha a uma junção de grampos — basicamente uma tradução do seu nome, já que staples traduz-se como “grampos”.

Consiste em um fio de bitola estreita enrolado firmemente em torno de vários fios de perfil plano.

Framed Staple Coil

Trata-se de uma mistura entre o Staple Coil e o Fused Clapton.

É produzido usando fios de perfil plano empilhados e emoldurados com um fio de arame redondo e, em seguida, fundido com outro (no caso, um terceiro) fio de arame redondo.

Tiger Coil

O tiger coil é mais simples e sua forma lembra de um arame farpado. É produzido torcendo um par de fios (um de maior calibre e outro mais estreito, de perfil plano).

Hive Coil

A hive coil tem uma aparência mais distinta (de colméia, como sugere o nome em inglês). Sua produção também é simples, basta torcer dois fios, trançando-os. Não é uma clapton, mas é constantemente relacionada por conta de sua aparência.

Quanto tempo dura uma Coil Clapton

A duração da Clapton Coil vai depender do tanto que você vaporar. Se for um vaper frequente, utilizando sua clapton coil todo dia, sugerimos trocar a cada 15 dias.

O que é Mesh Coil?

Coil mesh é uma bobina que utiliza um pedaço de metal com "furinhos", que permitem a passagem do ar de maneira uniforme, por uma superfície ampla, o que melhora a produção de vapor, o aroma e o sabor do juice.

Dúvidas frequentes sobre as coils

Agora que você está por dentro de tudo com relação à clapton coil, vale a pena conferir, também, algumas das dúvidas mais comuns sobre a resistência para vape em geral.

Dessa maneira, você passa a entender melhor o seu funcionamento, cuidados e boas práticas que vão se converter em um período de uso mais prolongado e qualitativo.

Confira, e descubra se as suas dúvidas estão presentes entre na lista abaixo — e com as suas respectivas resoluções para que você finalize o artigo sem mais dúvidas sobre a clapton coil ou mesmo coils em geral!

O que faz a coil queimar?

Sabe aquele gosto e/ou cheiro de queimado que acompanha as suas tragadas no vape? Em geral, esse é o principal sinal de que a coil está queimada.

Mas por que isso acontece? Para isso, é necessário ficar de olho em alguns aspectos que podem ser prevenidos e, assim, minimizar a ocorrência. Veja quais são:

  • atenção com o vaping em cadeia — os puffs ocorridos por longos períodos sem intervalo. Isso pode sobrecarregar a coil e, consequentemente, queimá-la;
  • o uso de bobinas erradas também faz com que a peça queime com pouco tempo de uso. Afinal, suas especificações não condizem com o dispositivo e, assim, essa incompatibilidade estraga rapidamente o pod e a coil, entre outras peças;
  • produtos de baixa qualidade também estão entre os principais problemas que causam a coil queimada. Opte, sempre, por produtos de qualidade e de marcas de referência para evitar contínuas substituições de peças.

Como saber se a coil está queimada?

Destacamos, acima, o aroma e o gosto desagradável ao tragar o juice. Isso acontece especialmente porque a coil queimou e, sem a mesma qualidade no trabalho, o que você recebe ao dar um puff é o resultado desse produto danificado.

O gosto é inconfundível, não se preocupe caso você acredite que sua coil está queimada e não tem certeza: parece muito com o sabor de uma torrada queimada.

Além disso, o sabor persiste, na boca, tornando a experiência quase insuportável.

Pode lavar coil com água?

É sempre importante saber como cuidar adequadamente do seu vape. E isso inclui um trabalho dedicado de limpeza e de boas práticas para conservar os componentes.

O que inclui a clapton coil ou qualquer outro tipo de resistência que você esteja usando.

E, sim, você pode lavar a coil com água, apesar de não ser o único passo para uma limpeza adequada. Só vale lembrar que, assim como funciona com qualquer produto eletrônico, ele não deve estar em uso e funcionamento.

Para ajudar, confira o passo a passo para limpar o vape sem problemas:

  • separe um pouco de vinagre branco ou etanol puro e tenha por perto um pouco de água destilada e toalhas para secar os componentes depois;
  • remova qualquer detrito e resíduo na coil;
  • mergulhe a resistência no álcool ou no vinagre por duas horas, aproximadamente;
  • tire a coil e passe bastante água corrente para limpá-la;
  • deixe secar — naturalmente ou com a toalha — e espere pelo menos 12 horas para que todos os componentes da coil sequem completamente.

Conclusão

E então, conseguiu aprender tudo sobre a clapton coil? Esperamos que esse artigo ajude você a entender mais sobre o mundo vaping, as vantagens dessa bobina para sua experiência e como fazer a sua!

E agora, que tal aprender ainda mais? É só seguir de olho aqui no Blog!

Ah, e se quiser comprar os melhores produtos para seu vape, cigarro eletrônico ou pod, dá uma olhadinha nas ofertas do Clube do Vapor!

Conheça os atomizadores do Clube do Vapor e maximize a experiência com o seu pod!

Comments ()

A história do Clube do Vapor

Fundada em 2017 por 2 apaixonados por Vaporizadores, o Clube do Vapor iniciou suas operações de forma pequena porém honesta. Desde o início nossa meta era de se tornar a melhor Vape Shop nacional tanto no quesito de vendas, equipe e variedades de produtos.

Nosso intuito é de proporcionar o que há de melhor no mercado Vape à preços acessíveis com foco em um ótimo atendimento aos nossos clientes. 

Dispomos de produtos de alta qualidade, 100% originais. A Clube do Vapor não trabalha com réplicas ou clones, por isso garantimos todos os nossos produtos por 2 meses contra defeito de fabricação.

Oferecemos um atendimento personalizado a você.