Aprender sobre os componentes do seu cigarro eletrônico é essencial para que você consiga adquirir produtos de qualidade e saber o que está comprando.

Além disso, também garantirá que você utilize seu vaporizador de forma adequada e aproveite ao máximo cada vapor.

Neste conteúdo, abordaremos uma das principais peças do vape: o atomizador. Sem ele, seu dispositivo é basicamente uma caixa inútil com uma bateria dentro.

Saber o que é atomizador, como funciona e as diferenças entre eles é fundamental para obter a melhor experiência no seu cigarro eletrônico!

Se você deseja elevar seu nível de conhecimento em atomizadores, fique ligado pois estas dicas e informações são para você!

O que é atomizador de cigarro eletrônico?

atomizador o que é

O termo geral "atomizador" é usado para descrever qualquer dispositivo que transforma líquido em vapor.

No mundo da vaporização, o atomizador é o componente do seu vape que é responsável por aquecer o juice e criar o vapor que inalamos.

Os atomizadores são divididos em 5 categorias:

  • RTA;
  • RDA;
  • RBA;
  • RDTA;
  • SUB OHM.


Vamos explicar mais detalhes sobre cada uma das categorias a seguir!

Para que serve um atomizador?

O atomizador serve para transformar o juice em vapor.

Sem ele, é praticamente impossível utilizar um cigarro eletrônico, sendo uma peça fundamental quando estamos vaporando.

Como funciona um atomizador?

O mod (parte inferior do vape) aquece as coils que ficam no interior do atomizador, estas coils, por estarem em contato com um algodão orgânico encharcado de líquido, aquecem o juice até a forma de vapor que é inalada por nós.

como funciona atomizador?

Ao serem aquecidas, produzem o juice em forma de vapor que por fim inalamos.

O atomizador não possui nenhuma placa elétrica. Ele recebe uma fonte de calor através de suas coils, enviada pelo Mod.

Confira agora os melhores vaporizadores do mercado no Clube do Vapor!

O que é um atomizador RTA?

o que é atomizador rta

Atomizador RTA (atomizador de reconstrução com tanque) possui sistema de bobina (coil) reconstrutível. Você enche e inala até que o líquido se esgote, e então enche novamente.

A vantagem do atomizador RTA é que é possível utilizar uma variedade de coils e sua durabilidade é maior que as coils do atomizador sub ohm (que explicaremos adiante), sendo mais barato para manter.

O sabor e vapor também são melhores que os sub ohms.

A desvantagem é que é necessário ter uma certa experiência para manuseá-los e isso acaba se tornando um incômodo para vapers que querem praticidade.

Porém, vale muito a pena aprender a "buildar" (construir) este tipo de atomizador, pois a experiência é surpreendente!

O que é o RDA?

atomizadores RDA como funcionam

O Atomizador RDA (atomizador de reconstrução sem tanque) é um atomizador com sistema de gotejamento (drip) de juice em seu interior.

Ele não possui tanque de armazenamento de líquido e é necessário gotejar o juice após algumas vaporadas.

A diferença de um atomizador RDA para um atomizador RTA é que o RDA não possui um  tanque de armazenamento de líquidos.

Apesar disso, ambos possuem sistemas de construção de coils, por isso é necessário uma certa experiência para manuseá-los corretamente.

As vantagens do atomizador RDA são o sabor mais puro e intenso, além da comodidade de testar vários juices apenas gotejando em seu interior.

Isso tudo sem ter que esperar até que o juice esgote do taque, como nos atomizadores RTA.

A desvantagem, além do conhecimento prévio necessário, é que é preciso gotejar diversas vezes o líquido no seu cigarro eletrônico ou vaporizador, e isso pode se tornar um incômodo.

Outro ponto negativo é o vazamento de líquido que pode ocorrer caso haja um gotejamento maior que o suportado pelo atomizador.

Geralmente, isso acontece quando o usuário ainda não possui uma certa experiência nas construções das bobinas.

E o RDTA?

o que é atomizador RDTA

O Atomizador RDTA (atomizador de reconstrução com gotejamento e tanque) combina as funções de RTA e RDA em um único produto.

Isso significa que no mesmo atomizador é possível armazenar juice em seu reservatório (RTA), bem como gotejar o líquido diretamente em seu interior (RDA).

Este atomizador é indicado para vapers com um certo grau de conhecimento, pois possui um nível de dificuldade mais elevado.

A vantagem do atomizador RDTA é a possibilidade de desfrutar de um atomizador RTA e RDA investindo em apenas um produto.

A desvantagem do produto é o nível de conhecimento necessário para construir as coils.

Muitos vapers iniciantes, desistem de "buildar" os RDTAs por sentirem dificuldade e com isso, não obterem o vapor e sabor desejado.

O que é um atomizador sub ohm?

sub ohm atomizador o que é

Os Atomizadores sub ohm já possuem bobinas prontas, e para funcionar não é necessário construí-las no atomizador, como os RTAs, RDAs, RBAs ou RDTAs.

Para utilizá-lo, basta rosquear a bobina pronta no atomizador e preenchê-lo com juice.

Este tipo de atomizador é encontrado nos kits de vaporizadores, sendo o primeiro contato com vapers iniciantes.

Sua instalação é simples e a maioria das marcas de atomizadores produzem diversos tipos de coils prontas para a sua escolha.

A vantagem do atomizador Sub ohm é a praticidade, sendo um dos motivos de as fabricantes incluí-lo nos kits vape.

As desvantagens são a limitação a novas experiências vape e o custo é maior para manter os sub ohm, pois suas coils prontas geralmente são mais caras e queimam mais rápido.

O lado positivo é que hoje em dia as vape store possuem quase todos os modelos de bobinas.

E o RBA?

Atomizador RBA (atomizador de reconstrução com base) é um atomizador sub ohm (de bobinas prontas) que acompanha uma base para transformá-lo em um atomizador RTA.

Com os atomizadores RBAs você consegue se aventurar nos atomizadores de bobinas construídas e ter um atomizador com sub ohm e RTA ao mesmo tempo.

É uma ótima alternativa para vapers iniciantes que desejam elevar seu nível no vapor!

Qual o melhor atomizador?

O melhor atomizador vai depender da finalidade e experiência de cada usuário. Portanto você deve escolher:

  • Sub Ohm: para vapers inexperientes, ou aqueles que querem praticidade;
  • RTA: para vapers que desejam uma nova experiência na vaporização, com foco em produção de vapor exigindo mais conhecimento em atomizadores;
  • RDA: para vapers que desejam uma nova experiência na vaporização, com foco em sabor, exigindo mais conhecimento em atomizadores;
  • RBA: para vapers que iniciantes que usam sub ohm e querem aprofundar o conhecimento em atomizadores RTA e sem perder a função do sub ohm.
  • RDTA: para vapers que desejam ter as funções de RTA e RDA em um único atomizador.


Agora que você já tem uma ideia de como funciona o seu cigarro eletrônico, confira todas as ofertas de atomizadores no Clube do Vapor!

Conclusão

Com estas informações, você poderá escolher o melhor atomizador de acordo com sua necessidade sem correr o risco de comprar um produto que não utilizará.

Vale lembrar que os atomizadores de construção, como o RTA, RDA, RBA e RDTA exigem um conhecimento a mais para seu manuseio.

Isso não significa que vapers iniciantes não possam começar nestas categorias de atomizadores.

No blog do Clube do Vapor você tem acesso à diversas dicas sobre vaporizadores e também pode contar com o nosso time de vendas para auxiliá-lo.

Portanto, nossa recomendação é que sempre veja nossas dicas antes de efetuar sua compra.

Desta forma, você sempre estará comprando os melhores produtos em nossa loja e evoluindo seu conhecimento na comunidade vaping!

Conte conosco e boas nuvens!

Comentários ()

A história do Clube do Vapor

Fundada em 2017 por 2 apaixonados por Vaporizadores, o Clube do Vapor iniciou suas operações de forma pequena porém honesta. Desde o início nossa meta era de se tornar a maior Vape Shop nacional tanto no quesito de vendas, equipe e variedades de produtos.

Hoje, após muito suor e dedicação nos tornamos a maior Vape Shop nacional com a maior variedade de produtos Vape com filiais no Paraguai, China e Estados Unidos.

Nosso intuito é de proporcionar o que há de melhor no mercado Vape à preços acessíveis com foco em um ótimo atendimento aos nossos clientes. 

Dispomos de produtos de alta qualidade, 100% originais. A Clube do Vapor não trabalha com réplicas ou clones, por isso garantimos todos os nossos produtos por 2 meses contra defeito de fabricação.

Oferecemos um atendimento personalizado a você.