coil-vape-o-que-e

Saber o que é coil é um dos primeiros passos para decidir qual o melhor vaporizador para você, que se adapte totalmente à quantidade de vapor, sabor e aroma que você deseja obter!

Um dos pontos centrais do vape é, certamente, o fato de que ele precisa esquentar o suficiente para aquecer o juice e produzir o vapor de que tanto gostamos, cheio de sabor e de aroma.

Justamente por sua importância para o vape, é necessário que você estude aquele que melhor se adapta ao tipo de uso que você irá realizar.

Descubra agora o que é coil e todos os segredos e pontos de atenção no momento de escolher o seu!

Índice do Conteúdo:

O que é coil ou resistência do vape?

Se você está prestes a comprar um vape, se deparou com o "coil" nas especificações e não sabe do que se trata, calma: vamos desvendar, juntos, tudo sobre o coil e seus diferentes tipos.

O coil é um tipo de resistência responsável por aquecer o juice, obtendo, assim, vapor e sabor.

Diferentes tipos de coil produzem experiências diferentes, mas, resguardadas as proporções, esse mesmo produto está inserido no seu chuveiro, na sua cafeteira e até mesmo naquelas chaleiras elétricas.

Através do aquecimento elétrico desse metal é possível fazer com que tudo o que está ao redor dele também esquente, o que torna, portanto, possível fazer a produção do vapor.

resistencia-vape

Como é o funcionamento da coil?

Sendo a resistência responsável pelo aquecimento do juice que gerar a nuvem de vapor, o coil é essencial para funcionamento de seu cigarro eletrônico.

Seu funcionamento é semelhante a de um chuveiro, desses convencionais que temos em casa: uma vez ligado, a água que passa pela resistência esquenta, nos proporcionando um banho gostoso e na temperatura que desejamos.

Tal como no chuveiro, o coil esquenta o vape juice, proporcionando uma experiência gustativa e olfativa.

Quais são os tipos de coil?

Compreender quais os seis tipos e como afetam a experiência de uso do cigarro eletrônico é fundamental na escolha do modelo ideal.

Continue lendo e descubra qual tipo de coil melhor se adapta à experiência desejada com o seu novo vape.

Coil padrão ou simples

O coil simples é muito parecido com uma resistência de chuveiro: um fio enrolado em uma espiral perfeita com duas partes retas, de encaixe.

Esse modelo é frequentemente encontrado em pods pequenos, justamente por conta do seu tamanho reduzido.

Quando em contato com o algodão embebido no juice que você mais gostar, o coil irá proporcionar calor de forma lenta, aquecendo o juice e proporcionando vapor.

Micro ou nano coil

O micro coil ou o nano coil segue os mesmos princípios do coil simples, por ser um fio único que, uma vez enrolado e aquecido, irá produzir vapor com o líquido que tiver contato.

Um dos princípios de uma resistência é que quanto menor ela é, menor será a potência que pode alcançar. Portanto, não espere uma grande experiência em vapor quando se trata de um nano ou um micro coil.

Paralelas

O coil feito em paralelas consiste em um fio enrolado em si mesmo, como no coil simples e, ainda, outro fio mais fino, que também enrolado em si mesmo acaba por se fundir os espaços entre as voltas do fio mais grosso.

Assim, dois fios e dois tipos de resistência são criados, melhorando a sua experiência com aquecimento e proporcionando muito mais vapor, cheiro e sabor com o seu vape.

Twisted ou trançada

O coil twisted ou trançado consiste em dois fios relativamente grossos que são enrolados entre si e, depois, enrolados formando a espiral característica de uma resistência.

Por ter mais metal, uma temperatura mais alta poderá ser alcançada, melhorando e muito a sua experiência com o vape e produzindo mais sabor e mais vapor do que as outras resistências aqui apresentadas.

Clapton coil

O Clapton Coil consiste em uma bobina de fio fino que é enrolada sobre si, formando um tubo e, depois, enrolado novamente em anéis, formando uma espiral, como a de um caderno.

No entanto, difere dos demais tipos por ser levemente achatado, o que proporciona mais calor, visto que os metais ficam mais próximos entre si.

É uma opção mais potente utilizada em vapes igualmente com maior potência.

Híbridas

Para quem busca vapor, coil de resistência híbrida é, certamente, aquela que irá te oferecer a melhor experiência possível em termos de aquecimento.

Feita com pequenos fios trançados, consiste em uma grande trança de cerca de seis a oito fios que, depois, forma uma resistência enrolada, como em uma espiral.

Esse tipo de base trançada reduz bastante o espaço entre os fios, aumentando a eficiência em relação aos rejeitos, como carbono.

tipos-de-coil-clapton-coil

Comparativo das diferenças entre os tipos de coil

Em geral, os coils desempenham a mesma função em um vape. É a diferença de seus materiais (e suas características, como a quantidade ou grossura dos fios) que vai alterar a experiência de vaping.

Um dos principais aspectos ao experimentar coils diferentes é, justamente, encontrar aquela que melhor atende seu gosto.

Afinal, o coil impacta no fluxo de ar, na quantidade de vapor, no sabor do juice, entre outros pontos.

Os tipos de coil, em relação à estrutura da resistência, você já conferiu acima.

Mas qual a melhor? Vai depender especialmente do seu gosto, mas há algumas diferenças importantes relativas ao material do fio do coil.

Aqui, podemos citar alguns como os principais: kanthal, nichrome e stainless steel (aço inoxidável).

Criamos uma tabela comparativa para facilitar, veja só:

Prós Contras
Kanthal
  • Boa inalação inicial (ramp-up time)
  • Fácil de utilizar
  • Maior durabilidade
  • Mais utilizada
  • Aquecimento mais lento
  • Não possibilita controle de temperatura
  • Não é tão intenso no sabor
Nichrome
  • Excelente inalação inicial
  • Sabor mais intenso
  • Não é ideal para iniciantes no vaping
  • Precisa cuidado pois o níquel é alérgico
Aço Inoxidável
  • Aquecimento rápido
  • Boa extração de sabor
  • Fácil de utilizar
  • Alta durabilidade
  • É um material mais caro

O que significa ohms? Diferenças das coils 0.8, 1.0, 1.2

Ohms é a unidade de medida de resistência elétrica entre dois pontos de um condutor.

A fórmula é: Volts ÷ resistência = Corrente

Quanto maior a resistência, menor a carga. E quanto a tensão é maior, a resistência (Ohms) é menor, mas a corrente é mais poderosa.

No mundo dos coils, existem dois tipos: Sub Ohm e Plus Ohm.

  • O coil Sub Ohm possui menor resistência, o que ajuda a criar nuvens de vapor maiores e mais densas. No entanto, ela também consome mais juice e exige mais da sua bateria.
  • O coil Plus Ohm proporciona um vaping mais frio, no entanto reduz a quantidade de vapor. A vantagem é que o vape pode durar o dia todo.

Caso você compre um coil, vai perceber que elas possuem uma indicação como 0.8, 1.2, entre outros. É a medida de Ohms de cada coil.

O melhor tipo vai depender do que você busca no vaping: uma coil sub Ohm (com valor menor, como 0.5Ω), vai lhe proporcionar um vapor mais quente, em maior quantidade e com uma pegada mais seca.

Já uma coil plus Ohm (com valor maior, como 2.5Ω) minimiza o uso de juice, produz menos vapor, mas conserva sua bateria, maximizando sua vida útil.

Como escolher a coil para seu vaporizador?

E afinal, como escolher a melhor coil para o seu vape? Já mencionamos anteriormente, mas vale frisar: depende do que você busca na experiência de vaping.

Normalmente, vapers mais novatos utilizam a coil do próprio kit, mas os mais veteranos preferem experimentar diferentes sensações e potências.

Existem 6 detalhes que você pode prestar atenção na hora de escolher o coil ideal, veja quais são:

  • Tamanho: normalmente, os coils são divididos em pequeno, médio e grande (em diâmetro). Quanto menor a resistência do coil ou maior a wattagem, menor a coil em diâmetro.
  • Ohms: um dos fatores mais importantes são os Ohms do coil. Essa característica tem relação direta com a experiência de vaping que você quer (mais intensa, mais econômica no juice, etc).
  • Compatibilidade: procure entender se o coil é compatível com seu tanque e/ou atomizador.
  • Preço: a depender da marca, do tipo e do material, o preço do coil pode variar bastante. Escolha o que melhor se encaixa no seu orçamento.
  • Preferência: por fim, novamente, vale medir as suas preferências e buscar no tipo de experiência de vaping o coil mais adequado.

Perguntas frequentes sobre coils

Agora, antes de finalizar, que tal conferir algumas respostas sobre dúvidas frequentes que recebemos sobre coils?

Procuramos reunir todas as perguntas mais repetidas por clientes e leitores aqui do nosso blog. Vamos lá?

Quanto tempo dura uma coil?

A durabilidade da coil depende de diversos fatores, mas especialmente do quão frequente é o seu uso, a wattagem do seu dispositivo, o juice utilizado, entre outros fatores.

Se você é um vaper mais frequente, é possível que você precise trocar as coils a cada 2 semanas, em média.

Já para vapers ocasionais, podemos dizer que será necessário trocar quando você sentir uma redução na produção de vapor e um gosto de queimado ao inalar.

O que é mesh coil e qual a diferença para o regular coil?

Com a modernização dos vapes, hoje é possível encontrar um tipo de resistência para cada experiência que você desejar obter.

O mesh coil é um exemplo claro disso, pois se trata de um anel mais alongado, com uma tela que pode se apresentar em diversos padrões.

Sua forma e composição proporciona um aquecimento muito mais intenso e que, sobretudo, melhora a superfície de contato com o juice. Dessa forma, o Mesh Coil melhora o sabor e aroma distribuídos no vape.

A sua diferença em relação ao regular coil se justifica pela forma de contato com o algodão. Enquanto no Mesh o coil fica adentro do algodão, no modelo regular ele fica apenas “encostado” no algodão.

A coil pode ser molhada com água?

Molhar o coil não é uma boa ideia caso ela esteja no seu dispositivo. No entanto, quando desmontada, pode ser molhada para fins de limpeza.

Enquanto seu vape estiver montado e, principalmente, ligado, evite colocá-lo em contato com água ou qualquer outra substância líquida que não o juice — este, no caso, apenas dentro do tanque.

Agora, ao desmontar seu vape, você pode querer limpar as peças (algo bastante recomendado, na verdade). Nesses casos, é possível molhar o coil.

Como limpar corretamente a coil?

Para limpar o coil, primeiramente você precisa desmontar seu dispositivo e separar cada um dos elementos/mods utilizados: drip tip, atomizador, coil, tanque, bateria e outros acessórios.

Para o coil em específico, primeiro de tudo, retire o excesso de resíduos de juice com um papel toalha ou pano.

Então, recomendamos mergulhar o coil em etanol ou vinagre branco (evite álcool isopropílico).

Mergulhe a peça em meio copo da substância e deixe por algum tempo (cerca de 2 horas está de bom tamanho).

Após isso, provavelmente você vai notar certa substância decantada no fundo do copo — o que significa que o coil passou por uma limpeza.

Por fim, recomendamos seguir um processo de duas etapas: primeiro, enxaguar a peça em água corrente e depois em água destilada.

A água destilada não possui minerais e nem outras partículas minúsculas que podem grudar no coil e prejudicar sua performance.

Agora, é hora de deixar o coil secar — recomendamos separar a peça por algumas horas para isso, preferencialmente por uma noite inteira.

Se você quiser utilizá-la antes disso, recomendamos verificar se está de fato 100% seca.

Quanto custa uma coil de vape?

O preço do coil varia de acordo com a marca, material e tipo da peça. Você pode encontrar kits de coils acima de R$ 100,00 e também coils individuais que custam pouco mais de R$ 15,00.

É importante ressaltar que, para vape kits, os coils podem ser intercambiáveis — mas seguem um modelo da própria marca do kit.

Já os vapes montados com mods (mod systems) podem ter uma compatibilidade maior, aceitando diferentes tipos de coils — inclusive coils caseiras e personalizadas.

Onde encontrar a coil ideal para o seu vape?

Você pode encontrar o coil ideal para seu vape no Clube do Vapor, a melhor vapeshop do Brasil — com a maior variedade de marcas, acessórios e juices!

Só na categoria de Coils e Coilheads, são mais de 10 marcas diferentes, com preços que cabem em qualquer orçamento.

Que tal conferir mais? Temos certeza que no Clube do Vapor você vai encontrar o coil ideal!

Encontre a melhor coil para o seu vape no Clube do Vapor!

Comments ()

A história do Clube do Vapor

Fundada em 2017 por 2 apaixonados por Vaporizadores, o Clube do Vapor iniciou suas operações de forma pequena porém honesta. Desde o início nossa meta era de se tornar a melhor Vape Shop nacional tanto no quesito de vendas, equipe e variedades de produtos.

Nosso intuito é de proporcionar o que há de melhor no mercado Vape à preços acessíveis com foco em um ótimo atendimento aos nossos clientes. 

Dispomos de produtos de alta qualidade, 100% originais. A Clube do Vapor não trabalha com réplicas ou clones, por isso garantimos todos os nossos produtos por 2 meses contra defeito de fabricação.

Oferecemos um atendimento personalizado a você.