o-que-e-vape

Em termos simples, é fácil entender o que é Vape: é a forma moderna, diferenciada e potencialmente menos nociva de fumar. No entanto, a gente sabe que entender esse universo pode ser um pouco complexo, especialmente para os novatos.

Afinal, como funciona o vape? Para que serve um vape? E quais as partes de um vape? São perguntas que todos nós, enquanto iniciantes, repetimos e muitas vezes achar a resposta é complicado.

Os artigos on-line sobre vaping geralmente assumem algum nível de conhecimento prévio. Com isso, muitos iniciantes acabam tendo dificuldade ao comprar um produto ou até mesmo tirar uma dúvida por não saber se expressar corretamente.

Talvez seja o seu caso, certo? Mas calma lá: a gente está aqui para te ajudar! Criamos este post buscando responder às principais dúvidas sobre o que é Vape.

Ou seja: aqui, você encontra tudo sobre cigarro eletrônico! E abrimos o jogo para te contar tudo, desde os componentes básicos do vape, os benefícios do vaping e muito mais!

Tipos de Vaporizadores: quais são, qual a diferença e como usar

O que é vape (cigarro eletrônico)?

O Vape é o dispositivo utilizado para a produção de vapor, que acontece em seu interior, a partir da queima e vaporização de um líquido (juice, e-liquid, essência) aromatizado.

É também conhecido como cigarro eletrônico ou vaporizador e pode ser classificado em Vaporizadores Tradicionais e Pod Systems(ou apenas pods!)

O vape vem ganhando notoriedade por atrair centenas de milhares de pessoas ao uso. Ele causa uma sensação agradável do vapor.

Porém, é claro, em alguns casos (que nós já já vamos explicar), essa sensação pode ser influenciada pela nicotina composta nos líquidos utilizados no aparelho.

E é justamente aí que temos outro ponto importante para você entender o que é Vape: o dispositivo ajuda diversos fumantes a largarem o vício do cigarro convencional.

Além disso, ao entender o que é Vape, vale também mencionar que existem diferentes estilos, tamanhos e formatos do vaporizador, bem como mods.

E fique tranquilo(a), vamos te explicar certinho o que é pod, mod, e-liquid, entre outros termos a seguir. É só continuar lendo! Vamos lá?

Para quem o vape é indicado?

para-que-serve-vaper

O vape serve como um tipo de “simulador” de cigarros, mas como uma opção bem menos nociva à saúde e muito mais segura.

Com o Vape, você inala o vapor de um líquido que é esquentado (e não queimado, lembre-se disso!) eletronicamente em seu interior.

Esse líquido ou juice normalmente contém aromas/sabores diferenciados, que podem ser encorpados, suaves e refrescantes, que tornam o ato de vaporizar uma experiência única.

Alguns líquidos contêm nicotina, o que torna o produto mais indicado para quem gosta de fumar cigarros convencionais, mas quer evitar os males causados por eles.

Anatomia de um vaporizador

pecas-de-um-vaporizador

Já vimos o que é o pod, mas qual foi o impacto disso? Bom, após a invenção dos cigarros eletrônicos, cada vez mais pessoas foram atraídas pelos potenciais benefícios do dispositivo e pelas experiências que tiveram com ele.

O resultado disso é o surgimento de um mercado em absurda expansão, repleta de centenas de opções personalizáveis e modelos dos mais variados tipos.

Navegar através desse mundo pode ser difícil para um iniciante e por isso decidimos descrever um breve detalhamento das principais peças que compõem um Vape. Veja a seguir como funciona o cigarro eletrônico!

Atomizador

O atomizador é a parte do seu vaporizador responsável por transformar o Juice em vapor.

Geralmente, o atomizador é composto pelos seguinte componentes:

Os atomizadores possuem uma ampla variedade de estilos e os mais comuns encontrados no mercado são os Subohms, RTAs, RDTAs, RDAs, RBAs e Squonks.

Confira todos os modelos disponíveis para venda na Clube do Vapor!

Mod

Um termo que se refere à parte do Vape que usa uma bateria removível ou interna.

Mod também pode significar modificar um produto existente.

Entre os modelos de Mod, encontramos:

  • Mods Reguláveis: Com proteções de segurança e ajustes de temperatura e potência;
  • Mecânicos: Sem ajustes e placas controladoras;
  • Semi-Mecânicos: Sem ajustes, porém com proteções de segurança.

Veja todos os modelos de Mod disponíveis na Clube do Vapor!

Bateria

A bateria é usada como principal fonte de energia para o aquecimento do líquido ou juice.

Em alguns aparelhos, as baterias são internas, enquanto em outros substituíveis. Porém, em ambos os tipos, são recarregáveis.

A quantidade de mAh (miliampere-hora) controla a duração do seu Vape, ou seja, quanto mais mAh a bateria conter, maior será a duração da mesma em seu vape.

De modo geral as baterias são carregadas através de carregadores, fios, ou tomadas USB.

Coil

Coil — ou bobina — é uma parte elementar para quem está aprendendo o que é vape e está tendo suas primeiras experiências com cigarro eletrônico.

Feito de partes metálicas e algodão, no geral, a coil é usada para absorver o juice de sua preferência, aquecê-lo e transformá-lo em vapor.

A resistência da coil impacta diretamente na sua experiência e sua potência é medida em ohm. Se você ainda não sabe como funciona o cigarro eletrônico, vale destacar que os pods têm, em média, uma coil com 1 ohm, pelo menos. Mas pode ser ainda mais do que isso.

Bom destacar que a sua bobina tem um ciclo de vida definido, assim como tudo sobre o vape. Com o tempo de uso, a coil tende a perder sua eficácia. E um meio de observar isso é por meio da perda de sabor do juice, ao transformá-lo em vapor.

Você também vai perceber isso quando sentir um gosto de queimado ao inalar o vapor. Sinal de que a coil não está mais tendo a mesma eficiência de suas primeiras vaporadas.

Como funciona o vape?

Ao entender o que é Vape, é essencial também compreender como funciona o cigarro eletrônico. Há muita coisa acontecendo dentro do seu vape ou pod quando você inala o vapor pelo drip trip.

Vamos partir do princípio: você preparou o seu Vape, adicionando um novo Juice no tubo de vidro. Para que você inale o vapor desse novo Juice, é preciso acionar o atomizador do dispositivo.

Isso pode ser feito ao pressionar um botão no próprio Vape ou mesmo pelo simples ato de inalar o vapor pelo drip tip. Depende do modelo do dispositivo.

Nesse momento, alguns processos acontecem dentro do atomizador, se liga:

O coilhead esquenta com energia da bateria. O calor é transferido para o algodão, que vaporiza o juice ali contido (que é absorvido no momento que o vaper enche o tubo de vidro/tanque).

Processo de queima e vaporização

Há muitas dúvidas de vapers iniciantes sobre o processo de queima e vaporização. Afinal, qual deles o Vape realiza?

Bom, como pontuamos anteriormente, o Vape vaporiza o juice — e não o queima!

Ou seja, não há combustão dos componentes químicos. Isso evita vários males que uma simples tragada em um cigarro convencional ocasiona.

Tanto que muitos vapers são fumantes que estão buscando parar de utilizar cigarros convencionais, que podem ser muito danosos à saúde.

Os cigarros tradicionais liberam milhares de produtos químicos quando são acesos e inalados, como alcatrão e monóxido de carbono.

O que você pode colocar no vape?

juices-para-vape

O produto que você vaporiza é o Juice, que é o líquido colocado no Vape.

Existem incontáveis sabores à venda nas lojas — e a cada dia, mais Juices são desenvolvidos.

É por isso que, para quem quer entender o que é Vape, os Juices podem ser um pouco confusos no início.

Porém, vale destacar que normalmente eles são compostos de:

  • Propilenoglicol (PG);
  • Glicerina vegetal (VG);
  • Aromatizantes e aditivos de sabor;
  • Nicotina (que pode ser opcional e possui diferentes teores).

Nicotina e aromatizantes são fáceis de entender, mas o VG e PG são importantes para a experiência geral de vaporização.

A proporção de VG para PG define a viscosidade do líquido e, assim, a temperatura necessária para vaporizá-lo. Ele também determina os tanques e bobinas mais adequados para vaporizar.

Essa proporção também pode decidir o quão intensa será a sensação física da inspiração.

Veja bem: mais VG produz mais vapor e uma experiência mais suave. Mais PG na mistura proporciona melhor sabor e uma experiência mais intensa.

Nesse ponto, vale experimentar um pouco de diferentes sabores e proporções, para então descobrir o mais adequado para o seu gosto!

Quais são os benefícios do vape?

Quando alguém quer entender o que é Vape, é comum que umas das primeiras perguntas sejam exatamente sobre os benefícios do mesmo.

Por parte dos iniciantes, há certo receio que o Vape seja o mesmo que um cigarro convencional.

Já os mais veteranos buscam entender como, em um longo prazo, o uso do Vape pode impactar seu estilo de vida.

Bom, reunimos os principais benefícios e vantagens do Vape para você, veja só:

  • é 95% mais saudável que o cigarro convenciona — de acordo com um estudo da British Royal College of Physicians and Public Health England, ou PHE;
  • há uma enorme variedade de sabores. Os juices atendem a todos os gostos, já que a sensação de vaporizar certos aromas pode ser muito agradável;
  • é um hábito extremamente acessível. Você encontra todo tipo de produto em lojas especializadas, como o Clube do Vapor, com amplo portfólio para enviar diretamente a você, com toda a comodidade das compras on-line.

Cigarro eletrônico vs cigarro comum: confira as diferenças

cigarro-eletronico-vape

A principal diferença do Vape para o Vape, cigarro eletrônico ou e-cig é que não há a queima/combustão dos componentes químicos.

Desse modo, o Vaper não absorve todos aqueles elementos tóxicos presentes na fumaça (citamos anteriormente o alcatrão e o monóxido de carbono como exemplos), e nem prejudica àqueles ao redor.

Porém, há outros benefícios do e-cig em relação ao cigarro comum, veja só:

  • Não diminui o fôlego do vaper.
  • Não escurece os dentes do vaper.
  • Não afeta o olfato e o paladar do vaper.
  • Não causa odores e mau cheiro no vaper.
  • Não envelhece a pele de maneira precoce.

Como escolher o seu vape?

Agora que entendemos o que é Vape, é hora de partir para a prática. Sendo assim, qual vape comprar? Temos duas dicas para você.

O Kit Gen S, da Vaporesso, é um cigarro eletrônico próprio para Juices Free Base. Ele funciona carregamento direto no aparelho, via UBS, e com 2 baterias externas, que devem ser compradas à parte.

Possui um valor mais acessível e é perfeito para quem está iniciando no vaping.

Para quem quer um vape tradicional, indicamos o kit Vape Vaporesso Luxe II 220W.

Ele possui o tanque Vaporesso NRG S, com capacidade de 8 mL e é compatível com as bobinas GT, com a nova tecnologia Meshed.

É também um modelo bacana para quem está começando!

Tipos de vaporizadores

O próximo passo para saber o que é vape consiste em identificar os tipos de vaporizadores disponíveis no mercado. E, embora existam diversos modelos e, cada um deles, com especificidades particulares, dá para dividir em duas categorias os principais tipos de vapes:

  • vape para ervas, que é fragmentado em categorias menores — erva seca e óleo concentrado;
  • vape para líquidos, que é dividido em vaporizador convencional e pod system.

Deles, podemos também mostrar o que é vape a partir dos vaporizadores mais populares.

O primeiro deles é o tipo pen. Se você ainda não sabe, direito, o que é e como funciona o cigarro eletrônico, o primeiro contato costuma ser com esse tipo.

Seu formato lembra uma caneta e costuma ser o modelo de início dos Vapers. Afinal, o funcionamento do dispositivo é simples: basta pressionar um botão para vaporar e carregar a bateria interna quando necessário.

Está à procura de um bom modelo desses? O Vaporesso Sky Solo Plus é um bom exemplo de cigarro eletrônico tipo pen.

Temos, ainda, os mods — que não são, especificamente, vapes, mas uma parte do dispositivo. E eles podem ser:

  • reguláveis;
  • semi-mecânicos;
  • mecânicos.

E os vaporizadores estilo kits são parecidos com o tipo pen. Só que mais completos, oferecendo bateria resistente e outros recursos. É uma maneira de potencializar sua experiência e entender melhor como funciona o cigarro eletrônico.

Esses kits são idealizados por duas peças: o atomizador, ou tanque, localizado na parte superior do dispositivo; e o Mod, na parte inferior, onde está localizada a bateria.

E, na hora de entender o que é vape, tem o pod system. Muito usado por quem deseja abandonar o cigarro convencional, o Pod System recebe juices específicos — os chamados líquidos nic salt.

Quer saber mais? Conheça todos os tipos de vaporizadores aqui com a gente!

Starter kits para iniciantes

Em dúvida sobre qual vape escolher? Os starter kits têm tudo o que você precisa para começar nesse universo.

E você nem precisa saber o que é vape. Ele já vem prontinho para uso e você sequer deve mexer em configurações. Basta aprender a manipular o vape e colocar o seu cigarro eletrônico em funcionamento.

Clique aqui e conheça os principais modelos de starter kit no Clube do Vapor!

Dicionário para Vapers iniciantes

  • Vaper. É quem faz o uso do Vape. Alguns leigos utilizam o termo vapeR fazendo referência ao dispositivo. ERRADO! Vape é o aparelho, Vaper é o usuário;
  • Vaping. Como definido pelo dicionário Oxford, vaping é o ato de inalar e expirar o vapor produzido por um cigarro eletrônico — ou mais conhecido como Vape;
  • Pod ou Pod System. É um "mini vape", que possui um cartucho preenchido (ou cartuchos) que você enche com juice. Ele se encaixa em uma pequena bateria que alimenta o dispositivo. Os sistemas de pod também são conhecidos como vape pods, mini vapes, pod vapes ou mods de pod.

FAQ — Dúvidas comuns de vapers iniciantes

Confira, abaixo, tudo sobre vape para tirar qualquer dúvida que você ainda possa ter sobre o assunto!

Qual a diferença entre vape tradicional e pod?

Em suma, podemos dizer que o Pod é uma evolução do Vape Tradicional.

Diferentemente do Vape Tradicional — que em muitos casos é usado como entretenimento — o Pod foi desenvolvido como uma alternativa ao cigarro convencional.

A relação entre os dois é a seguinte: os Pods costumam ter um alto teor de nicotina nos Juices (Nic Salt), utilizados nesses dispositivos.

Ainda não há estudos suficientes que comprovam precisamente os males causados pelo Pod, porém há diversos relatos de ex-fumantes que alegam terem ganhado uma nova vida após a substituição do cigarro pelo Pod.

O que é juice?

o-que-juice

Também conhecido como líquido, e-juice, e-liquid ou "essência" são os líquidos utilizados no vaporizador. Estes, por sua vez, possuem diversos sabores, tamanhos e teores de nicotina.

Dentre os tipos de Juice, os mais comuns encontrados no mercado são os FREE BASE e NIC SALT.

O que é juice free base?

São Juices utilizados em vaporizadores "tradicionais", que suportam altas potências porém causam menos sacies de nicotina relação ao Juice Nic Salt.

São mais saborosos e ótimos para grande quantidade de vapor.

Visite a Clube do Vapor e confira nossos Juices Free Base Importados

Os Juices Free Base são geralmente indicados para não fumantes ou usuários que pretendem utilizar o vape como entretenimento e não para substituir o cigarro.

Seus tamanhos variam entre 30, 60, 100 e 120 ml, com variação de nicotina que parte de 0 mg (sem nicotina) até 12 mg — os mais vendidos são de 3 mg.

Os juices free base possuem Glicerina, Propilenoglicol, Aromatizantes e Nicotina (opcional).

O que é juice nic salt?

Os Juices Nic Salt são utilizados em Pods que suportam baixas potências, porém causam mais sacies de nicotina em relação ao Juice Free Base.

Geralmente indicados para fumantes ou usuários que pretendem substituir o cigarro convencional.

Possuem tamanhos que variam entre 15, 30 e 60ml e sua variação de nicotina geralmente parte de 15 mg até 75mg — os mais vendidos são de 50 mg.

Confira os melhores Juices Nic Salt Importados na Clube do Vapor

Conclusão

Neste conteúdo, buscamos te informar sobre o que é Vape, passando pelas suas características básicas, componentes, funcionamento e benefícios.

Gostou do que leu? Esperamos que sim! Se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários que a gente logo te responde!

Até a próxima!

Como limpar o cigarro eletrônico? Dicas para cuidar de todas as partes do seu vape!

Comments ()

A história do Clube do Vapor

Fundada em 2017 por 2 apaixonados por Vaporizadores, o Clube do Vapor iniciou suas operações de forma pequena porém honesta. Desde o início nossa meta era de se tornar a melhor Vape Shop nacional tanto no quesito de vendas, equipe e variedades de produtos.

Nosso intuito é de proporcionar o que há de melhor no mercado Vape à preços acessíveis com foco em um ótimo atendimento aos nossos clientes. 

Dispomos de produtos de alta qualidade, 100% originais. A Clube do Vapor não trabalha com réplicas ou clones, por isso garantimos todos os nossos produtos por 2 meses contra defeito de fabricação.

Oferecemos um atendimento personalizado a você.