PG e VG, são as siglas para propilenoglicol e glicerina vegetal, dois compostos indispensáveis para fazer um juice

Além desses dois componentes nós podemos falar da nicotina e também de aromas específicos. E até mesmo da água nessa composição que você certamente já ama.

Mas para aproveitar ao máximo o seu cigarro eletrônico, saber o que se está consumindo é fundamental para uma experiência incrível com o seu vape

Vem saber mais sobre PG VG e arrase nas suas próximas escolhas!

PG VG: o que são?

Tanto o PG quanto a VG são álcoois, ou químicos sem qualquer cheiro e que estão na classe química do álcool. Mas não se confunda: isso se refere apenas à cadeia química! Na prática, nada de produto intoxicante ou com efeitos adversos por aqui!

O PG é um líquido totalmente inodoro e incolor, utilizado na indústria química e alimentar para dar sabor em produtos voltados para essas finalidades. No juice, é ele o responsável por fazer os aromas aparecerem em nossa boca.

Já a VG é um líquido de origem totalmente orgânica, super doce e espesso, que é obtido por meio de sua extração de óleos vegetais.

O PG e VG são produtos considerados seguros pela FDA, a agência de saúde dos EUA, e são usados nos mais diversos produtos, incluindo formulações para a pele, para alimentos, sabonetes e nos mais diversos alimentos.

PG (Propileno Glicol)

Muito antes de se tornar um componente alimentício, o PG já fazia parte da rotina de médicos, pois é utilizado há pelo menos 80 anos no tratamento de asma e outras doenças de origem respiratória.

Uma vez aprovado pelo FDA, passou a ser utilizado em medicamentos inaláveis, ainda que favoreça, em algumas pessoas, o desenvolvimento de quadros alérgicos.

VG (Glicerina Vegetal)

A VG está presente em quase todos os cosméticos e até mesmo no seu creme dental.

No e-liquid, ela é responsável direta pela produção das nuvens, que servem para imitar o cigarro convencional. No entanto, claro que essa não é sua única utilidade para o juice.

A VG também atribui o sabor que você sente em um juice, aquele dulçor tão característico e mais do que amado!

diferenças entre PG e VG no juice

Quais as diferenças entre PG e VG?

O PG tem algumas especificações que fazem toda a diferença na experiência com seu juice, conforme a sua concentração. Confira:

  • O PG é muito mais fluído do que a VG. Quanto maior a concentração de PG, melhor é a experiência de uso do vape, já que ele não irá obstruir tanto quanto aconteceria com um produto mais espesso.
  • A maior a concentração de PG torna sua experiência de consumo do vape mais próxima a de um cigarro tradicional, por conta da sensação que fica na garganta, entre uma irritação e um pigarro.
  • Se você não quer preocupar tanto com a limpeza de um atomizador, o PG é mais seu amigo seu do que a VG, justamente por ser bem menos espesso.

Da mesma forma que o PG, a VG possui características que tornam a sua experiência ainda mais interessante em relação a um novo juice.

Veja, a seguir, quais são os principais pontos de destaque para uma maior concentração de VG!

  • A VG produz mais vapor que o PG, sobretudo por ser vegetal e ter uma consistência mais espessa. No entanto, vale lembrar que quanto mais vapor, menos sabor.
  • Uma maior concentração de VG propicia uma experiência mais distante do que aquela com o cigarro, sobretudo por se tratar de um componente totalmente vegetal.
  • Se você prefere uma essência mais doces, a VG é sua principal aliada, pois por si só a sua característica é de um sabor mais adocicado, enquanto o PG, por si só, não atribui sabor algum.
  • Menor índice de reações alérgicas faz a sua cabeça? A nossa também. Por ser vegetal, a VG não causa e nem contribui com o desenvolvimento de quadros alérgicos.

Quais são as proporções de PG/VG em juices?

Depende da sua preferência, uma vez que existem essências com diversas porcentagens e equilíbrios, com propósitos distintos e, sobretudo, adequadas a particularidade dos gastos de cada um.

Veja a seguir as proporções de PG/VG e qual é o resultado esperado:

Proporção em PG/VG Efeito
80/20 Emula o efeito do cigarro convencional na garganta. Proporciona melhor funcionamento do atomizante, diminuindo obstruções.
60/40 Proporciona uma boa quantidade de vapor e equipara de forma mais leve a sensação na garganta.
50/50 Mais resistente à nicotina e produz a sensação mais parecida com a de fumar um cigarro de papel do que qualquer outra mistura.
40/60 A mistura que mais se aproxima do cigarro tradicional por meio da sensação que causa na garganta, com sabor adequado e nuvens ideais.
20/80 Quase sem aquela sensação na garganta característica do cigarro, com sabor muito doce, agradável e nuvens de vapor imensas. Perfeita para quem goteja juices em um RDA

Como escolher a proporção ideal para você?

Só de dar uma navegadinha pelo site do Clube do Vapor você deve perceber que existem muitos, muitos tipos e sabores de juice. E com proporções diversas de PG VG.

Portanto, toda essa amplitude traz duas considerações evidentes: existem juices para todos os gostos — e nem todo juice é considerado o ideal para todo perfil de Vaper.

Use isso em seu benefício, portanto, e conheça as características dos principais juices do mercado. E podemos ajudar com algumas orientações pontuais para você — seja um Vaper iniciante ou alguém com experiência no vapor.

Confira algumas dicas básicas para escolher a proporção ideal de PG VG para você:

  • sabor. Se você privilegia essa característica (quem não?), recomendamos que você avalie os juices com proporção de 50/50 de PG e VG. É um tipo de juice balanceado e que entrega uma excelente experiência tanto para quem traga o cigarro eletrônico em MTL ou DL;
  • sensação na garganta. Importante levar o fator em consideração, já que o hit — como a sensação é conhecida popularmente — é algo mais característico para os fumantes de cigarros tradicionais e querem sentir esse prazer, mas agora com o vape;
  • quantidade de vapor. Aí, é importante avaliar o seguinte: quanto mais VG na composição do juice, maior é a nuvem de vapor. Se você prefere algo mais discreto, vá de 50/50;
  • a bobina (ou coil). Coils com alta resistência são mais recomendadas para tragadas MTL, então é recomendado que você mantenha uma média máxima de 60/40 para VG e PG.

Melhores Juices 50PG/50VG

Tudo bem, agora que você já sabe o que procurar nos melhores juices do mercado levando em consideração a proporção PG VG, que tal dar um passo além?

Comece a avaliar os próprios produtos do mercado e entenda o que cada um tem a oferecer conforme suas características. Veja, a seguir, alguns exemplos que você encontra no Clube do Vapor com 50/50 de PG VG:

juice blvk 50pg/50vg

Melhores Juices 70PG/30VG

Em uma proporção menos balanceada, você pode experimentar alguns dos juices a seguir que indicamos (e que você encontra facinho em nosso site):

juice zomo 70/30 - blueberry iceburst

Qual é a proporção PG/VG ideal para cada tipo de tanque?

Cada tipo de tanque apresenta melhor funcionamento de acordo com e-juice que será utilizado. Veja como escolher o melhor em termos de proporção de PG para VG:

Bobina Efeito
Superior

Para um vape mais antigo, normalmente são utilizadas as misturas de 80/20 (PG/VG) ou, ainda, 100% PG, por conta da atomização ocorrer bem no topo da haste central e por depender de pavio para que o líquido seja absorvido.

Para esses modelos em forma de caneta, usar um líquido espesso é a pior ideia.

Superior

Da mesma forma que os vapes com a bobina superior, aqueles que possuem bobina inferior também tendem a ser melhor utilizados na proporção 80/20 ou 100.

Mesmo que o pavio não precise ir até o final e sugar o líquido até a bobina, já que ela está embaixo e, nessa posição, a gravidade mesmo já contribui para a sua atomização.

Sub OHM

Já os Sub OHM são mais indicados para quem quer mais vapor e sabor doce, pois se adaptam melhor com altas taxas de VG.

No entanto, esse tipo de bobina exige maior potência, sobretudo por precisar de mais calor, e são menos resistentes que a inferior e a superior.

Qual é PG/VG ideal para diferentes tipos de coils?

Já destacamos algumas indicações interessantes com base no tipo de coil do seu vape, mas vale reforçar. Afinal, esse é um diferencial e tanto para otimizar a sua experiência.

Por isso, tenha em mente uma configuração básica: coils com resistência abaixo de 1 ohm caem muito bem com juices que tenham mais VG. Resistências acima de 1 ohm, por sua vez, podem ir melhor com juices que tenham mais PG.

Brinque com essas proporções e entenda quais podem oferecer uma vaporada mais agradável para o seu gosto.

É necessário um tipo específico de vape para cada PG/VG?

Sim e não. Como vimos, até aqui, a proporção PG/VG oferece um grau maior de personalização. E isso é influenciado também pelo tipo de dispositivo que você usa.

Lembre-se da dica acima sobre a coil, que é um dos principais fatores para você extrair o melhor dos juices adquiridos.

Qual a melhor proporção VG PG?

Conclusão

Saber diferenciar as porcentagens de cada juice é uma tarefa essencial para qualquer pessoa que deseje se aprofundar no cigarro eletrônico e ter um aproveitamento mais positivo da sua experiência.

Quanto mais conhecimento técnico e prático você reunir, melhor conseguirá encontrar aquela experimentação ideal que tanto deseja no uso de um vape!

Veja mais em nosso blog:

Comentários ()

A história do Clube do Vapor

Fundada em 2017 por 2 apaixonados por Vaporizadores, o Clube do Vapor iniciou suas operações de forma pequena porém honesta. Desde o início nossa meta era de se tornar a melhor Vape Shop nacional tanto no quesito de vendas, equipe e variedades de produtos.

Nosso intuito é de proporcionar o que há de melhor no mercado Vape à preços acessíveis com foco em um ótimo atendimento aos nossos clientes. 

Dispomos de produtos de alta qualidade, 100% originais. A Clube do Vapor não trabalha com réplicas ou clones, por isso garantimos todos os nossos produtos por 2 meses contra defeito de fabricação.

Oferecemos um atendimento personalizado a você.