seguranca-bateria-cigarro-eletronico.jpg

Estar atento à segurança da bateria de cigarro eletrônico é muito importante, pois esses dispositivos, se não utilizados com o devido cuidado, podem trazer diversos riscos à saúde.

Em primeiro lugar, há o risco de explosão. Ao usar um vape, a bateria esquenta e, em alguns casos, o acúmulo de gases pode fazer com que o aparelho exploda.

Além disso, existe também o risco da bateria vazar e fazer com que você se intoxique com os materiais que compõem a bateria.

Entenda tudo sobre a segurança da bateria de cigarro eletrônico a seguir! Boa leitura!

Características de uma boa bateria de cigarro eletrônico

Existem algumas características que definem uma boa bateria para os cigarros eletrônicos. Confira quais são elas a seguir:

Tamanho

Em primeiro lugar, o ideal é que a bateria tenha o tamanho adequado. Hoje em dia, a maioria dos vapes usam baterias 18650 (18 milímetro de largura com 65 milímetros de altura), entretanto, existem alguns modelos que usam baterias no tamanho 26650.

Capacidade

A capacidade das baterias é definida pela medida “mAh”, ou “miliampére-hora”, que determina o quanto a bateria pode guardar de carga, ou no tempo que ela consegue alimentar o aparelho e o manter funcionando.

Corrente máxima

Por fim, a corrente máxima é o principal fator de segurança de uma bateria. Trata-se do quanto de energia uma bateria consegue fornecer sem comprometer a sua integridade física.

Quais são as baterias indicadas para os cigarros eletrônicos?

As baterias mais indicadas para os cigarros eletrônicos são aquelas que têm um circuito integrado na embalagem da célula, ou seja, as baterias protegidas.

Esse tipo de bateria tem menos chances de causar danos, pois são protegidas contra perigos comuns, como o superaquecimento, curto-circuito, sobrecarga e descarga excessiva.

Devido a todas essas precauções, o preço desse tipo de bateria pode ser mais alto, entretanto, é melhor pagar mais e estar seguro do que arcar com os danos de um possível acidente.

Como funciona o teste Mooch?

O teste Mooch considera a pior das hipóteses, ou seja, quando há uma descarga contínua da bateria, quando ela passa a fornecer energia sem parar.

Na maior parte dos cigarros eletrônicos, isso não costuma acontecer, pois eles são regulados por um chip que limita o tempo de acionamento em no máximo 10 segundos.

Entretanto, alguns mods mecânicos, que não possuem chip de controle, podem ser acionados por tempo indeterminado e é nesse tipo de aparelho que o teste Mooch é feito.

Ele leva a bateria até o limite para verificar se ela aguenta a exigência da descarga contínua sem ventilar, esquentar muito ou causar explosões.

seguranca-bateria-cigarro-eletronico-dicas.jpg

Saiba como evitar acidentes com as baterias de cigarros eletrônicos

Confira a seguir algumas dicas para evitar acidentes com baterias de cigarros eletrônicos:

Evite baterias de má qualidade

É muito importante que você evite produtos falsificados e de má qualidade, pois eles podem trazer enormes riscos à saúde.

Com esse tipo de bateria, os riscos de explosão são bem mais altos, isso sem falar no risco de contaminação pelas substâncias que ficam nas baterias.

Carregar ou descarregar baterias além do limite

As baterias de cigarro eletrônico tem um limite, portanto, não deixe a sua conectada à tomada além do tempo necessário, pois pode haver um excesso.

Se essa sobrecarga acontecer, o material da bateria não vai ter meios de controlar e o resultado pode ser uma explosão na hora do uso.

Portanto, é necessário que você sempre esteja por perto quando estiver carregando as suas baterias para evitar que haja sobrecarga.

Portanto, sempre verifique se a carga já está completa e desconecte o dispositivo da tomada assim que a bateria estiver cheia.

Existem alguns carregadores com funcionamento inteligente que evitam que a bateria do cigarro eletrônico continue sendo carregada depois de completa, entretanto, mesmo nesses casos, é importante ficar atento.

Deixar baterias soltas em bolsos e bolsas ou expostas ao calor

Você deve proteger a sua bateria de temperaturas extremas, seja o calor ou o frio. Mesmo quando armazenadas em bolsas ou caixas próprias, é importante que você evite que ela seja exposta à luz do sol, por exemplo, para que ela não fique exposta ao calor.

O mesmo vale para locais onde a temperatura cai para abaixo de zero. Não deixe que a sua bateria fique exposta a essas temperaturas extremas, pois isso pode causar problemas ao seu funcionamento no futuro.

Utilize apenas as baterias recomendadas para o seu dispositivo

Tenha sempre em mente que a melhor bateria para o seu vape é aquela que veio junto com o dispositivo ou aquela recomendada pelo fabricante.

Você nunca deve misturar diferentes marcas de bateria ou usar baterias que tenham sido carregadas em diferentes níveis.

Além disso, é muito importante que você também nunca use baterias novas e antigas juntas no mesmo dispositivo.

Dê um tempo para a bateria descansar

Ao usar o seu mod constantemente, isso provavelmente vai fazer com que a sua bateria vá ficando cada vez mais quente.

Na maior parte dos casos, esse calor vai diminuindo gradativamente e de maneira natural, entretanto, é preciso tomar cuidado, pois explosões podem acontecer.

Portanto, se você estiver utilizando muito o seu cigarro eletrônico, é importante que você dê um tempo para a sua bateria “respirar”.

Isso é importante para que o mecanismo de ventilação das baterias não acabe falhando e causando uma explosão.

Use o carregador apropriado

Cada cigarro eletrônico vem um com carregador próprio. Embora ele seja parecido com o do seu celular ou tablet, esses carregadores não devem ser utilizados como substitutos.

Isso porque é comum que os carregadores de cigarros eletrônicos sejam fabricados de maneira diferente, desenhada especificamente para o vape.

Portanto, a utilização de carregadores de celular ou tablet nesses aparelhos pode acabar causando sobrecarga, o que aumenta os riscos de explosão.

Se você precisar comprar um carregador novo, verifique a entrada e saída de energia para garantir que ela seja compatível com a quantidade de energia que a bateria suporta.

Caso você não tenha certeza de qual tipo de carregador precisa, pesquise na internet ou pergunte para quem entende do assunto para não correr riscos.

Ao fazer isso, você evita acidentes, como sobrecarga da bateria e explosões.

Dica extra: sempre carregue o seu dispositivo em uma superfície plana e limpa, longe de qualquer coisa que possa facilmente pegar fogo. Portanto, nunca carregue o seu vape na cama, sofá ou qualquer outra superfície inflamável.

Na dúvida entre os aromatizadores? Confira este guia completo!

Dúvidas frequentes sobre a segurança da bateria do cigarro eletrônico

E aí, tem mais alguma dúvida a respeito da segurança da bateria do cigarro eletrônico?

Sem problemas! Aqui, você vai tirar todas elas. A seguir, reunimos algumas das dúvidas mais comuns que recebemos de clientes e vamos agilizar também as resoluções delas para que não sobrem desinformações sobre o tema!

como-saber-se-o-vape-esta-carregado.jpg

Qual é o tempo necessário para carregar a bateria do cigarro eletrônico?

Em geral, o tempo necessário para carregar a bateria do cigarro eletrônico gira em torno de 3 a 5 horas. Essa não é uma regra, contudo, o tempo total varia de acordo com o modelo da bateria e também do seu dispositivo.

Inclusive, existem pods atualmente que podem ser completamente recarregados em cerca de 60 minutos. Mas é de se destacar, nesses casos, que a carga do acessório não é fas maiores, o que justifica o rápido carregamento (mas a rapidez com que ele vai se esgotar também).

Pode carregar o vape direto na tomada?

No geral, não existem contra indicações explícitas quanto ao assunto. Acontece que da mesma maneira que muito Vaper relata não ter enfrentado nenhum tipo de empecilho com isso, há quem já tenha experimentado situações potencialmente perigosas ao carregar o vape direto na tomada.

A queima de aparelhos é um deles ou mesmo o rápido descarregamento da bateria após pouco tempo de uso. Raros relatos apontam que o dispositivo chegou a explodir.

Ou seja: poder carregar o vape direto na tomada, até pode, o problema é: vale o risco?

Além de colocar você e/ou as pessoas que convivem com você, ao seu redor, em risco, a segurança da bateria do cigarro eletrônico não prevê essa forma de carregar o produto. Portanto, é sempre mais indicado seguir as recomendações do fabricante à risca.

Pode colocar o vape para carregar com essência dentro?

Essa é uma questão que também envolve muita dúvida. E, no geral, não afeta o desempenho do dispositivo ao ser carregado na tomada.

Apenas certifique-se de que o fabricante do seu modelo de vape não fale nada a respeito do assunto. Do contrário, segue a recomendação anterior: nada de ir na contramão do que dizem as melhores marcas de vape do mercado.

Pode deixar o vape descarregado?

É sempre mais indicado dar uma carga completa em sua bateria antes de deixar o vape guardado ou inativo por longos períodos.

Nessas situações, a carga completa ajuda a fazer com que o nível de energia seja lentamente consumido. Diferentemente de um dispositivo sem carga, que vai descarregar rapidamente e pode interferir, posteriormente, na hora de recarregar a bateria ou mesmo de usar o seu vape.

Quer saber um pouco mais a respeito da segurança da bateria do cigarro eletrônico? Aproveite para ler outro artigo nosso, que fala sobre as baterias 18650 e a 26650: qual a ideal para utilizar no seu vape?

Conclusão

Como vimos, é muito importante que você se mantenha atento a características como o tamanho, capacidade e corrente máxima da bateria na hora de comprar e fazer a manutenção do seu cigarro eletrônico.

Isso porque, sem a manutenção adequada, existem alguns riscos, como a possibilidade de explosões ou até mesmo o vazamento de substâncias tóxicas das baterias.

Portanto, para se prevenir desse tipo de problema, é interessante que você evite baterias de má qualidade, não carregue a bateria além do limite e que utilize sempre as baterias e os carregadores recomendados.

Além disso, outra dica de ouro (especialmente se você está usando muito o seu mod), é dar um tempo para a bateria descansar.

E aí? Gostou do texto? Então dê uma olhada na loja do Clube do Vapor! Aqui você encontra as melhores ofertas de cigarros eletrônicos!

Comments ()

A história do Clube do Vapor

Fundada em 2017 por 2 apaixonados por Vaporizadores, o Clube do Vapor iniciou suas operações de forma pequena porém honesta. Desde o início nossa meta era de se tornar a melhor Vape Shop nacional tanto no quesito de vendas, equipe e variedades de produtos.

Nosso intuito é de proporcionar o que há de melhor no mercado Vape à preços acessíveis com foco em um ótimo atendimento aos nossos clientes. 

Dispomos de produtos de alta qualidade, 100% originais. A Clube do Vapor não trabalha com réplicas ou clones, por isso garantimos todos os nossos produtos por 2 meses contra defeito de fabricação.

Oferecemos um atendimento personalizado a você.