É permitido fumar no avião?

Antes de viajar de avião, é essencial para os vapers saber se o vape em voo é permitido. Existe algum problema em levar cigarro eletrônico em voos? Não, você pode transportar vape em voos a vontade! Mas precisa saber como…

E é para ajudar você a resolver essa dúvida que criamos esse conteúdo.

A dúvida sobre levar vape em voos é constante entre vapers de todo mundo.

No entanto, com a confusa regulamentação brasileira sobre o assunto, se torna ainda mais essencial que o vaper saiba se levar seu e-cig é seguro e não representa nenhum risco.

Aqui, vamos te explicar mais sobre o assunto, esclarecendo tudo sobre cigarro eletrônico em aeroporto e em avião, os cuidados necessários, se pode levar vape em voos, como empacotar os juices e dicas extras para não ter problemas.

Quer saber quais os melhores atomizadores? Confira esse guia completo!

Vape Em Voo É Permitido?

cigarro eletrônico aeroporto

Sim, vape em voo é permitido, mas você deve ter cuidados para levar o vape em avião. Na verdade, não há regulamentação que proíba a posse ou utilização pessoal de vaporizadores no Brasil.

A exceção é para vaporizadores de ervas e se a erva em questão se tratar de maconha.

Neste caso, como você deve saber, trata-se de uma droga ilícita, cuja posse em pequenas quantidades para uso ou comercialização são estritamente proibidos no Brasil.

Confira também no Clube do Vapor os melhores pods descartáveis do mercado! Aproveite!

O Que Diz A ANAC?

A ANAC é a Agência Nacional de Aviação Civil, órgão que regula, entre outras coisas, as permissões sobre transporte em aviões. Segundo a ANAC, você pode levar o vape em voos na bagagem de mão.

No entanto, existem alguns requisitos até para isso — que explicamos logo, logo. Além disso, você não pode levar vape em avião na bagagem despachada.

Existe uma orientação no site da ANAC sobre o assunto, que explica isso que acabamos de falar, e também indica algumas informações extras. Veja só:

  • Para uso pessoal.
  • Baterias sobressalentes devem ser protegidas curtos-circuitos.
  • Não é permitido recarregar os dispositivos e/ou baterias a bordo.
  • Baterias não podem exceder 100 Wh (íon lítio) ou 2g (metal lítio).

É Proibido Fumar Cigarro Eletrônico No Avião?

Apesar de a vaporização não ser o mesmo que “fumar”, para os méritos de legislação é considerado o mesmo. Por isso, é proibido vaporizar vapes ou pods em ambientes fechados.

Seja um restaurante, o hall de um prédio ou um aeroporto.

No entanto, é comum que alguns aeroportos ofereçam salas próprias para fumantes — especialmente em salas VIPs.

Recomendamos conferir com a própria administração do aeroporto de antemão. Para as salas VIPs, procure verificar com a companhia aérea pela qual você voará.

Quais Os Cuidados Necessários Com Meu Vape E Derivados?

Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil), é permitido levar seu vape e derivados somente em sua bagagem de mão se:

  • A quantidade de vape e derivados configure uso pessoal. Portanto, não exagere! Um vape, 3 ou 4 tubos de juices (até 100ml devidamente fechados) e 1 ou 2 pares de baterias são quantidades ideais para um voo tranquilo;
  • Outra dica importante é não voar com dispositivos lacrados / sem uso, pois se a ideia é configurar que seu kit seja para uso pessoal, uma vez que o mesmo, aberto ou usado deixará claro que a finalidade não é para fins comerciais;
  • Baterias sobressalentes devem estar protegidas de curto-circuitos. O ideal é que todas as suas baterias sejam transportadas em cases próprias;
  • Se você for um vaper DIY, preste atenção: objetos cortantes ou pontiagudos como alicates ou tesouras, não podem ultrapassar 6 cm de comprimento. Dica: Para estes objetos o ideal é que despache os mesmos. Demais acessórios como resistências, coils pré-construídas ou algodão (em pequenas quantidades), podem ir tranquilamente na bagagem de mão;
  • Reforçando: jamais utilize seu vape enquanto estiver voando. Evite utilizá-los nos aeroportos e, se precisar, verifique com a administração;
  • Se você estiver retornando para o Brasil, as mesmas regras acima prevalecem. Há relatos de diversos clientes que viajaram por diversos países na Ásia, Europa, América Latina e América do Norte e voaram tranquilamente seguindo as regras acima.

Vaping Em Viagens Nacionais

É permitido o embarque com cigarro eletrônico?

E para as viagens nacionais especificamente, como fica a questão do vape em voo? Te explicamos:

  • Não despache o vape;
  • Não leve vapes com baterias montadas;
  • Utilize cases para levar as baterias do vape em voos;
  • E siga as instruções que passamos no tópico acima!

Vaping Em Viagens Internacionais

No caso do vape em voos internacionais, os cuidados são os mesmos do que para voos nacionais e que ensinamos acima. Porém, há algumas questões em relação aos juices.

Líquidos em geral, e não apenas juices para vapes e pods, precisam seguir algumas regras para serem levados em voos internacionais. Veja só:

  • Todo líquido precisa ser embalado em frascos de até 100 ml;
  • Cada passageiro pode carregar apenas 1 litro em sua bagagem (o que seriam 10 frascos de 100 ml);
  • Se o frasco possuir qualquer mililitro a mais do que 100 ml, será confiscado. O mesmo se aplica para o limite de 1 litro por pessoa;
  • Você deve embalar esses frascos em uma embalagem plástica com fechamento hermético (os saquinhos "ziplock") de até 1 litro e 20 cm x 20 cm de dimensão;
  • Para bagagens despachadas, existe uma área cinzenta: conforme a legislação, você pode despachar até 12 litros de bebidas, mas não existe nenhuma indicação sobre a categoria de líquido permitido.

Como Empacotar E-juice, Baterias E Acessórios?

como levar cigarro eletrônico no avião

Antes de viajar e levar vape no avião, sugerimos que capriche no empacotamento do seu e-cig e dos acessórios.

Para o juice, você conferiu acima: nunca usar frascos com mais de 100 ml.

Embale-os em sacos plásticos ziplock, com 1 litro de capacidade e dimensões de 20 cm x 20 cm.

Para viagens internacionais, o limite para uma pessoa é 10 litros. Para viagens nacionais, 5 litros.

Para as baterias, leve-as desmontadas do atomizador e dentro das cases plásticas.

E no caso dos vapes, leve-os desmontados na bagagem de mão. Sugerimos utilizar uma shoulder bag, estojo ou utilizar um compartimento único da mala de mão para armazenar os dispositivos do vape.

Veja Quais São Os Melhores Juices Nacionais E Importados Para Cigarro Eletrônico!

Viajando Com Juice Do Vape: Corro Algum Risco De Ser Barrado?

Sim, embora seja um risco muito pequeno considerando todos os relatos de nossos clientes que viajaram e ainda viajam em voos comerciais, há chances de algum fiscal leigo no assunto Vaping, alegar que você não pode viajar com seu vape e derivados.

O que sugerimos, neste caso, é salientar que você é ex-fumante, explicar o que é o cigarro eletrônico e frisar ser para uso pessoal.

De fato não há leis proibindo o uso, porém o ideal é que você não estrague ou perca sua viagem! Este é o ponto mais importante em questão! Boa Sorte!

Cigarro Eletrônico No Aeroporto: Conheça A Legislação

A legislação para vape em voos é bastante simples, mas clara. Conforme a ANAC, você pode carregar o vape em bagagem de mão.

E em aeroportos, qual a legislação?

Bom, não existe nenhum texto legal sobre cigarro eletrônico no aeroporto.

Como mencionamos anteriormente, o uso do vape em aeroportos nacionais costuma não ser permitido, mas dependerá da orientação da administração.

Por isso, recomendamos contatar a direção do aeroporto para conferir se pode vaporizar — e em quais locais é permitido.

Existem algumas salas reservadas para fumantes, especialmente em áreas VIPs de companhias aéreas.

Dicas Para Não Ter Problemas Ao Entrar Com Equipamentos Novos No Brasil

dicas para viagens de avião com vape

Por fim, para não ter problemas com vape em voos, separamos algumas dicas para facilitar. Veja só:

  • Não leve atomizadores cheios;
  • Aprenda como limpar seu vape para levá-lo com toda higiene;
  • Separe todos os componentes do seu vape e leve-os separados;
  • Despache os líquidos bem embalados, seguindo as orientações de frascos e sacos plásticos.
  • Converse com a administração do aeroporto e da companhia aérea para saber as restrições quanto ao uso do vape nas dependências do aeroporto;

Confira a legislação do país de destino

Outro ponto bem importante é conferir a legislação do seu país destino ou do país em que você fará alguma conexão (especialmente se for mais demorada).

Existem países totalmente avessos ao vaping, como é o caso da Tailândia, Filipina, Queensland (estado da Austrália) e o Japão (especificamente para vapes, pods e juices com nicotina (nic salts), que é proibida no país).

Recomendamos que você busque saber mais pelo próprio Google. Se for difícil procurar em português, busque em inglês.

Para isso, você pode buscar algo como “is vape legal in [...]” e preencher com o nome do país destino em inglês. Olha só o nosso exemplo:

pode levar vape em voos internacionais

Conclusão

Gostou de aprender mais sobre a situação de vape em voo e como cuidar para que você não se encrenque ao pegar um avião com seu vape na bagagem?

Esperamos que as nossas dicas ajudem e facilitem o preparo da sua bagagem, para que você não perca nenhum dos seus acessórios e possa vaporizar com tranquilidade!

E agora, que tal aproveitar e fazer seu estoque de juices e acessórios antes de viajar?

Visite nossa loja e compre nossos produtos! Enviamos para todo o Brasil!

Gostou do artigo? Ajude o Clube do Vapor! Comente, curta e deixem suas dúvidas aqui embaixo!

Comments ()

A história do Clube do Vapor

Fundada em 2017 por 2 apaixonados por Vaporizadores, o Clube do Vapor iniciou suas operações de forma pequena porém honesta. Desde o início nossa meta era de se tornar a melhor Vape Shop nacional tanto no quesito de vendas, equipe e variedades de produtos.

Nosso intuito é de proporcionar o que há de melhor no mercado Vape à preços acessíveis com foco em um ótimo atendimento aos nossos clientes. 

Dispomos de produtos de alta qualidade, 100% originais. A Clube do Vapor não trabalha com réplicas ou clones, por isso garantimos todos os nossos produtos por 2 meses contra defeito de fabricação.

Oferecemos um atendimento personalizado a você.